27 de setembro de 2014

É preciso viver

Quando olho para o ano passado e vejo o agora sinto que tudo mudou, tudo. Tudo ao nosso redor está constantemente a mudar, amizades vão desaparecendo ao longo do tempo, pessoas vão seguindo com a vida delas e alguns familiares até vão embora. A vida é assim, não pára ou volta atrás só porque queremos, antes fosse assim. Parece que o que é mais certo na vida se torna depressa o incerto e depois de ter aprendido isto, acho que me tornei uma pessoa diferente. Estou no caminho certo e desta vez sinto que sim. Acho que a melhor forma de começar bem é agradar-me a mim própria. Nos últimos meses, não existe um único ''não'' que eu tenha dito a qualquer uma das minhas avós. É preciso olhar para as pessoas, seja elas quais forem, como se fosse das últimas vezes que estivesse connosco. É preciso praticar o bem, é preciso haver mais amor no mundo e eu não noto isso à minha volta. Nunca se sabe quando será a ultima vez que vamos ver, sentir, beijar ou agarrar uma pessoa. E ainda por cima se ela for especial e ter mudado a nossa vida. Neste momento dava tudo o que tenho, tudo mesmo, para poder abraçar e ver o meu avô. Para saber se está bem, para lhe dizer que será sempre o meu orgulho, mesmo que isto não faça nenhum sentido. E não posso. A dor de não poder é tão grande que desde que foi embora me persegue todos os dias. Por isso é que tenho dado o melhor de mim as pessoas que mais amo. Não só por elas merecerem mas porque me sinto bem ao fazê-lo. E adorava que mais gente fosse assim porque é o que falta. Depois de qualquer dor ou erro que passe por nós, há sempre uma lição que podemos adquirir. Nunca fui alguém que pensasse muito antes de fazer seja o que for, o que considero negativo naturalmente. Visto de outra perspectiva, agora se calhar não estava com as pessoas que considero certas para mim ou até coisas que ao início me pareciam más se tornaram nas mais inesquecíveis. Por isso é que digo, nunca se sabe o que é mais certo, até que nos provem o contrário. Estou no meu último ano de vida escolar e quando olho para trás estes anos todos, sinto umas saudades loucas. A melhor fase da nossa vida é quando somos pequeninos e a adolescência. É quando fazemos de conta que adormecemos no sofá só para nos levarem ao colo para a cama como se fossemos uma princesa. É quando dizem ''ele gosta de ti'' e esconde-mo-nos para não nos encontrar. É quando estamos prestes a dar o nosso primeiro beijo e sentimos os nervos todos como se fosse o primeiro dia de ir à escola. É quando temos 12 anos e contamos a toda a gente porque nos orgulhamos de ser pré-adolescentes. É quando nos apaixonamos e pensamos que essa pessoa vai ser aquela com quem vamos viver felizes para sempre. É tudo isso. A inocência, a curiosidade, a vergonha, a paixão, a descoberta. Tudo aquilo que faz de nós quem somos. As pessoas mais memoráveis da nossa vida são aquelas que nos acompanham durante esta fase, que estão lá para o melhor e para o pior. Seja a nossa melhor amiga ou o rapaz que mais gostamos. A vida é assim, não espera por ninguém. Há uma diferença entre viver e existir. Muita gente só existe, eu posso dizer que aprendi a viver! E orgulho-me muito disso. Como se diz ''a vida são dois dias, o de ontem já passou e o de hoje está quase a acabar''.